Recomendamos optar por entrega "Impresso" para livros e revistas (Com o Máximo de 02 Kg). Leia em “Nosso Sistema de Entrega”.

Obrigado por sua visita!

Reminiscências da Campanha do Paraguai - 1865-1870

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Disponível: Em estoque

R$31,00
OU

Descrição Rápida

"A Guerra do Paraguai foi um marco para os países que dela participaram. Guerra do Paraguai se diz no Brasil; Guerra da Tríplice Aliança se fala no Rio da Prata e, no Paraguai, é conhecida como Guerra Grande; na busca de uma designação comum se poderia dizer Guerra de 1865-1870.
Dessas designações a que mais se aproxima da realidade é, de fato, Guerra Grande: grande foi sua duração; grande foi o sofrimento humano que desencadeou nas nações envolvidas e grandes foram as conseqüências políticas e econômicas para os países que a lutaram. No entanto, ela também pode ser chamada de Guerra do Paraguai porque, no plano militar, começou com o ataque paraguaio a Mato Grosso - o que na perspectiva paraguaia significava recuperar a posse de um território litigioso-, ampliou-se com a invasão de Corrientes e Rio Grande do Sul e foi travada a maior parte do tempo - por quase 4 anos - no território do Paraguai. Também foi a Guerra da Tríplice Aliança pois nela se assistiu à cooperação argentino-brasileira-uruguaia, pois ao conflito militar antecederam: as disputas entre partidos políticos na Argentina e no Uruguai; o interesse do Império do Brasil de evitar mudanças no status quo uruguaio e a demanda do governo de Francisco Solano López de ser parte no processo político platino. A dramaticidade do conflito repercutiu pelas gerações seguintes, o que deu margem a leituras e releituras de seu significado e, mais, a seu uso com finalidades várias, quer por governos, quer por movimentos intelectuais.
Dos livros brasileiros sobre a guerra, de caráter memorialístico, "Reminiscências da Guerra do Paraguai", de Dionísio Cerqueira é dos mais interessantes quer por seu conteúdo, quer pela condição do seu autor. Cerqueira lutou toda a guerra, iniciando como alferes, e, na República brasileira, chegou a general e Ministro das Relações Exteriores. Nas suas memórias, ele reafirmou o relato tradicional sobre Francisco Solano López e não só reforçou os relatos brasileiros anteriores no reconhecimento da valentia do soldado paraguaio, como o trata com simpatia em diferentes passagens." - De Francisco Doratioto em "História e Ideologia: A produção brasileira sobre a Guerra do Paraguai".

Reminiscências da Campanha do Paraguai - 1865-1870

Duplo clique para aumentar imagem

Zoom Out
Zoom In

Mais Imagens

  • Reminiscências da Campanha do Paraguai - 1865-1870

Detalhes

Autor: Dionísio Cerqueira

Editora: Biblioteca do Exército

Páginas: 341

Capa: Brochura

Estado: Ótimo

Peso: 465 gramas

Tamanho: 21 X 3 X 14 cm

Língua: Português

Edição: 1ª

Ano: 1980

ATENÇÃO! PRODUTO USADO

Informação Adicional

Sem Frete Não

Tags do Produto

Use espaços para separar as Tags. E aspas simples (') para frases.

[profiler]
Memory usage: real: 20185088, emalloc: 19440544
Code ProfilerTimeCntEmallocRealMem